Grécia Antiga

 

Antiguidade Grega


parthenon

Períodos    - Pré Homérico


                - Homérico


                - Arcaico


                - Clássico


                - Helenístico



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Período Pré Homérico

- Marcado pela vinda dos povos indo-europeus(arianos) para a região da Hélade (Grécia), onde encontram os pelágios povo nativo da região.

 *2000 ac Vinda dos Aqueus.

Fundam Micenas, principal cidade. Vivem pacificamente com os povos da região. Associam-se a Creta onde forma-se a cultura creto-micenica, onde há desenvolvimento de técnicas nauticas, de produção, etc.  

 *1800 ac Vinda do Jônios e Eólios.

-Para conseguir a hegemonia da região destroem Creta(1400ac) e expandem para a Ásia Menor, onde encontram Tróia e entram em guerra (1150ac).

 *1200 ac Vinda dos Dórios, povo guerreiro conhecedor de armas de ferro. Invadem violentamente a região provocando a 1º Diáspora Grega. Os Dórios fixam-se na península do Peloponeso na planície da Lacônia (ESPARTA).


Período Homérico

- Marcado pela formação dos Genos, comunidades patriarcais baseadas na igualdade em distribuição de terra e alimentos. Embora fossem de um sistema coletivista, com o passar do tempo houve um inchaço populacional na sociedade que juntamente com pouco desenvolvimento da produção faltou alimentos e terras. Isto desintegrou a sociedade, tendo os eupátridas (bem-nacidos, parentes mais próximos do Patter) pegado as melhores terras e dividido o poder político. 

- A falta de terras e comida provocou um deslocamento em massa de pessoas, 2ª Diáspora Grega, onde foram para a Ásia Menor e a Magna Grécia (porção da atual Itália).Isto promoveu uma qubra da cultura regional, como exemplo existia um sistema de escrita que se perdeu durante a 2ª diáspora e só se usou a de fenícia tempos depois.

- Os antigos genos foram se unindo e formaram várias tribos que com o passar do tempo se fundiram formando as Pólis ou Cidades-Estado.

- O trabalho era familiar, mas ocorria em alguns casos pratica de escravidão. 

 

Período Arcaico

- Marcado pelas principais Pólis, Atenas e Esparta.



 * Atenas

at

- Localizada na região planície da Ática, região fértil e de proteção natural.

- Sociedade: - formada por principalmente jônios mas havia também aqueus e eólios.

                  - Eupátridas - Aristocracia

                 - Geórgois - Pequenos proprietários

                 - Demiurgos - Comerciantes

                  - Thetas - Parte marginalizada do povo.

 

- Política:      - Basileus - Rei

                   - Areópago - Assembléia Popular

                  - Arcontado - Conselho de Anciãos

                  - Acrópole - Região mais elevada da cidade onde ficava o templo.

 

 

- Arquitetura: Colunas um pouco elaboradas e infeitadas mas não como a de Coríntios.

 

comparação de colunas

 

 

 

- Esparta

 

 

- Atenas

 

 

- Coríntios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Filosofia:   -Ocorreu no período aureo de Atenas ( Clássico - pós revolução de Clístenes e no governo de Péricles)

                 - Deixaram rica herança filosófica através de principalmente Sócrates e Platão. O primeiro é o marco de uma mudança de águas, onde antes se centrava os pensamentos na natureza e agora se vira para o homem.Ele também faz uso da retórica ( arte do falar bem) e da dialética ( usa-se os extremos para mostrar o real, o verdadeiro, ou seja usa-se contrastes).Sócrates criticou os Sofistas que são os principais filósofos pré-socráticos pois estes vendiam seus conhecimentos e usavam da retórica para enganar e roubar. Entretanto os sofistas tiveram sua importância para a filosofia.

                   -Já seu discípulo, Platão, foi o grande destaque da filosofia grega, pois foi através dele que se ficou registrado os pensamentos de Sócrates (fato este que põe em dúvida a existência de Sócrates) e através do mito da caverna revolucionou o modo de pensar da época. O mito da caverna fala sobre a existência de dois mundos - o inteligível e o sensível - onde o que enxerga-se é o sensível, uma mera cópia imperfeita, formada por sombras distorcidas do real. Já o mundo das idéias é o mundo da perfeição, onde apenas poucos chegar a vê-lo, apenas os filósofos o atinge. Desta maneira é dever dos filósofos transmitir seus ensinamentos e governar a sociedade. 

                 - Ambos criticaram a democracia, pois era uma maneira de pessoas escrupulosas engarem o povo e conquistar vantagens e interesses próprios. Engraçado será que os maiores intelectuais da grécia que servem de base para toda a filosofia e modo de vida atual estavam errados ?

 


 -Reforma Política:

-Devido ao grande descontentamento e rebeliões populares foram feitas reformas políticas. Primeiramente entraram no poder os legisladores e depois os tiranos.

-Legisladores: Drácon - não resolveu a crise social e política, adotou a morte como penalidade de vários crimes naõ agradando ambas as camadas.

                   Sólon -  estimulou o comércio, a produção, implantou a lei Sachstéia que terminava com a escravidão por dívidas. Mas mesmo assim não agradou a ambos.

-Tiranos:      Psístrato - estimulou a produção o comércio e a "indústria", favoreceu as classes populares com isenção de impostos. Mandou compilar a Ilíada e a Odisséia e constriu uma biblioteca.

                  Hípias e Hiparco - governam moderamente até que em 514 ac Hiparco é morto por motivos pessoais e Hípias começa uma caça as bruxas. Em 510 ac é deposto.

                  Iságoras - é posto com o apoio da aristocracia espartana, mas após restaurar diversos privilégios dos eupátridas retirados por Psistrato, é deposto com a revolução de Clístenes.

- Clístenes é considerado o pai da democracia, entrantanto democracia na época tem um concieto diferente da atual, pois quem votavam eram apenas atenienses filhos de atenienses homens maiores de 21 ano e de origem Jônia, ou seja, não chegava a 10% da população.

- Clístenes também propôs o ostracismo onde um político corrupto se ausentava do cargo político por 10 anos podendo se candidatar depois.

 

 

* Esparta

esparta- Localizada na península do peloponeso na planície da Lacônia (região fértil).

- Sociedade: -Povo de origem Dórica.

                 -Espartíatas - aristocracia

                 -Periecos - Jônios, Eólios e Aqueus que aceitaram a dominação, eram pequenos proprietários com terras privadas.

                 -Hilotas - Escravos, não aceitaram a dominação


-As terras e os escravos pertenciam ao governo, e eram distribuídos igualmente entre os espartíatas.

- Educação: -Militar 0 -> 7 anos = Mãe

                            7 -> 17 anos = governo

                           17 -> 30 anos = soldados

                           30 -> 60 anos = ganham terras e escravos

      60 -> para frente = vida política

  - Laconismo = Falar pouco, não criando senso crítico.

  - Xenofobia = Aversão ao estrangeiro

Política: Diarquia (poder político e militar)

            Ápela = Assembléia popular

            Gerúsia = Conselho de Anciãos (Aristocracia)

    * reformas políticas-  Redução do poder dos reis ( mas mantém poder militar e religioso)

                                  Aumento do poder da Gerúsia

                                  Éforos = passam a fiscalizar os reis, as obras públicas e a exercer a justiça.

 

 

Período Clássico 

- Marcado pelas guerras Médicas e lutas internas.

 *Guerras Médicas- foram as guerras entre Grécia e a Pérsia.

 A expansão persa atingiu a Ásia Menor onde encontrou com colônias gregas sob o governo de Ciro II. De início não houve conflito mas quando os persas começaram a exigir o pagamento de impostos, houve uma disputa pela hegemonia local. No gover de Dário I foi que começou o conflito, mas com a morte deste, seu filho Xerxes que comandou grande parte da guerra.

            - 3 importantes batalhas - Batalha de Maratona - Atenienses vencem os persas em terra.

                                              - Batalha das Termópilas - Espartanos perdem para os persas.

                                              - Batalha de Salamina - Atenienses vencem os persas em mar.

- Para a luta contra os persas foi formada a confederação de Delos, organização militar das cidades gregas sob comando de Atenas.

Após a derrota dos Persas, Atenas estava bem devastada e portanto começõu a cobrar impostos das cidades gregas para se reconstruir. Isto levou ao descontentamento de Esparta e outras cidades que formaram a Liga do Peloponeso e derrotaram Atenas. Entretanto nada mudou pois Esparta assim como Atenas começou demonstrar sua hegemonia. Para derrota de Esparta atenas e Tebas se unem e derrotam Esparta. Mas novamente nada mudou pois a hegemonia agora estava nas mãos de Tebas que acabou sendo derrotada por Esparta e Atenas.

Todos esses conflitos internos levaram a uma desestruturação das cidades que estavam fragilizadas. Aproveitando disso Felipe II, rei Macedônico dominou toda a Grécia.

 

Período Helenístico