Absolutismo
- aproveitando-se da disputa de classes, Nobreza X Burguesia e da reforma religiosa, os reis começaram um forte processo de centralização.
-O renascimento cultural teve sua importância também, pois afirmava o direito romano - centralização de poder.
- Os reis absolutistas usaram o mercantilismo como teoria econômica.
* Mercantilismo - Metalismo
- Intervencionismo = Protecionismo -> engrandecimento do Estado.
- Pacto Colonial = Monpólio
- Teóricos -
- Thomas Hobbes - "direito divino do Rei"
- Nicolau Maquiavel - O estado deve ser forte e rígido, " os fins justificam os meios"
Inglaterra
- O absolutismo teve seu destaque nas dinatias Tudor e Stuart.
Dinastia Tudor - criada por Henrique VII
Henrique VIII - responsável pela reforma religiosa na Inglaterra que implantou o anglicanismo ( catolicismo com 3 principais diferenças 1- 2 sacramentos, 2-missas em inglês, 3-igreja subtmissa ao Estado=Ato de Supremacia).
- O Ato de Supremacia representa uma atitude centralizadora.
Elizabeth I - Concretiza o Anglicanismo
- oposição aos espanhóis - disputa de rotas comerciais.
- Invencível Armada Espanhola - derrotada pela inglaterra. = potencia marítima (Rainha dos Mares)
- Não deixa herdeiros - Dinastia Stuart
Dinastia Stuart
- Até agora o absolutismo tinha sido favorável à burguesia, no entanto na dinastia Stuart os reis se alianaram a Nobreza numa tentativa de restauraro catolicismo.
Jaime I - sucedeu sua prima Elizabeth I sendo rei da escócia e da inglaterra
- foi contra a Carta Magna sofrendo oposição do Parlamento.
Carlos I - foi obrigado a assinar a petição dos direitos uma reafirmação da magna carta. Entratanto Carlos I dissolveu o Parlamento e voltando a cobrar impostos feudais. Isto levou a uma CIVIL WAR. Cavaleiros ( rei e a nobreza) X Cabeças Redondas ( Burguesia). Liderados por Oliver Cromwell depoe o rei e o executam em 1645.
A República Puritana de Oliver Cromwell
- Com a entrada de puritanos no poder desecadeou-se rebeliões religiosas como no caso da Questão da Irlanda (puritanos X católicos)de 1649, entretanto a questão não foi apenas por interesses religiosos mas também por motivações economicas.
- Em 1651, Cromwell realizou os Atos de Navegação, onde produtos procedentes ou com destino à Inglaterra, deveriam ser transportados por navios ingleses. Isto levou a crise da Holanda, maior forta naval, e a Guerra Naval Anglo-Saxônica. A guerra acabou em 1654, período em que os holandeses foram expulsos de Pernambuco.
Cromwell dissolveu o parlamento instaurou uma ditadura em 1653, morreu em 1658, seu filho sem apoio do exército e da burguesia foi deposto em 1660 onde se restarou a Dinastia Stuart.
Restauração Stuart
Carlos II entra no poder com politicas religiosas o que leva ao descontentamento d o Parlamento
É Obrigado a assinar o ato de exclusão, onde todos os católicos são expulsos de seus cargos públicos.Isto leva ao descontentamento de seu irmão Jaime II que era católico.
Jamie II, católico, dá origem a um filho homem herdeiro ao trono que recebe educação católica. Isto levará a Revolução Gloriosa, onde o parlamento concede o trono a guilherme de Orange em troca da restauração do protestantismo e do Parlamento Livre.
Guilherme ganha e passa a ser guilherme III que assina a Declaração dos Direitos (Bill of Rights), monarquia passara e absolutista para constitucional sob a supremacia do Paramento, onde o rei reina mas não governa.
França
- O absolutismo tem início na disnatia dos Bourbons, entrando no poder Henrique IV. Este começa o avanço da França, e assina o Edito de Nantes(1598), concedendo liberdade religiosa aos protestantes.
- Luís XIII sucede Henrique IV tem o auxilio do Cardeal de Richeleau, que inicia o desevolvimento das manufaturas na França e aumenta o poder Real.
- Luís XIV, o rei sol, "o Estado sou eu", exemplo da maxima centralização política. É auxiliado po Jean Baptiste Coulbet, que desenvolve um política da produção de artigos de Luxo. Luís XIV procurando prestigio politico e militar entra em diversas guerras.
- Seus sucessores Luís XV e Luís XVI, não possuem a habilidade politica de seus precedentes e acabam afundando a França numa crise política e economica o que levará a França a Revolução Francesa.
Iluminismo
- Ocorre no século XVIII, século das luzes, é um desenvolvimento intelectual da burguesia que cansada do antigo regime propõe ideias contra o absolutismo.
- Tem origem burguesa, carater contra antigo regime e a intolerância.
Principais ideais:
*liberalismo - liberdade de comércio, contra o mercantilismo (protecionismo, pacto colonial,metalismo e intervencionismo), liberdade de culto
*racionalismo - todo homem é dotado da razão, e esta é a melhor maneira de resolver e refletir sobre problemas, entretanto apenas alguns poucos sabem usá-la e esses homens (burguesia) devem governaros demais
* naturalismo - A natureza é perfeita e se o homem quer ter o sucesso deve imitá-la
*anticlericalismo - Deus está na natureza, e esta é perfeita, portanto a Igreja se torna uma instituição dispensável.
*igualdade perante as leis - todos são iguais perante as leis e devem ser julgados como iguais, entrtanto sempre houve influências devido as classes, portanto não funcionou como na teoria.
Teoricos:
* Jhon Locke - primeiro a propor a tripartição do poder, fala sobre os dir
eitos naturais do homem (direito a vida a igualdade e a liberdade) se um desses direitos fossem desrespeitados, os cidadãos teriam o direito de retirar o governante.
- Montesquieu - fala sobre a tripartição do poder, executivo (administra), a legislativo (propõe as leis) e o judiciário (executa as leis).
- Volteire - teve grande destque por ser um grande literário.
- Rousseau - teve destaque por ser de origem humilde, é considerado o pai do socialismo, pois defendia a divisão de terrase maior igualdade entre as pessoas. Defendia uma democracia mais justa.
-Enciclopedistas - Diderot e D'Alambert
- Economistas - Quesnay, Gournay e Tourgot.
- Adam Smith, A Riqueza das Nações, pai do liberalismo economico, Laissez Faire Laissez Passare.
Despotás Esclarecidos - absolutismo que adota medidas iluministas como um forma de dar uma sobrevida ao antigo regime, entretanto não conseguem prolongar por muito mais tempo.
- Marques de Pombal - começa um avanço economico e modernização de Portugal e colonias. Expulsa os jesuitas das terras portuguesas, pois eram um atraso para o avanço da cultura e da educação.
- Catarina I
- José I